História da Maquete eletrônica no Brasil

A maquete eletrônica é um modelo de maquete que também é chamado no mercado de maquete virtual ou maquete digital. Como ocorre com todo o sistema de maquetes, que pretende mostrar em dimensões específicas um modelo de um projeto, este tipo de maquete é feito através de um desenho industrial. Para se obter um bom resultado em uma maquete eletrônica, os profissionais gráficos utilizam a simulação de volume.
Para fazer uma maquete eletrônica no Brasil, notando que ela pode ser feita através de projetos de arquitetura, é necessário que o projeto inteiro esteja em um sistema de gráficos de computadores. O modelo mais comum de ser feito este trabalho é através de um grande conhecido de todos, a tecnologia 3D.

A história da maquete eletrônica no Brasil acompanha o crescimento da construção civil, da arquitetura contemporânea e de seus desdobramentos econômicos, com forte aplicação de recursos e atenção de investidores estrangeiros no país. Notada a necessidade de novos projetos no Brasil e acostumados com tecnologia de ponta, investidores estrangeiros, tanto da Europa, quanto dos Estados Unidos, foram os primeiros a apresentar projetos de maquete eletrônica no país. Essas apresentações ficaram mais comuns nos anos 90, principalmente para projetos de grande escala, como investimentos milionários em equipamentos públicos ou privados de larga escala.
Há de se registrar que ambientes acadêmicos também foram os primeiros do Brasil a tomarem contato com a tecnologia da maquete eletrônica, principalmente através de intercâmbio de informação entre doutores da área de arquitetura e engenharia dos mais variados segmentos.
Existem alguns materiais acadêmicos de qualidade que registram a história das maquetes eletrônicas, como exemplo podemos citar o conteúdo do livro “Projetando com maquetes: um guia para a construção e o uso de maquetes como ferramenta de projetos”, de Criss B. Mills, publicado pela Editora Bookman, em 2007, em Porto Alegre.
 
Uma maquete eletrônica, hoje desenvolvida sem problemas no Brasil, pode ser feita por meio de fotos, repleta de detalhes ou até mesmo muito simples, sem excessos e mais barata. Atualmente, é muito comum observar empreendimentos através de maquetes eletrônicas, pois a tecnologia gráfica de computador ficou muito mais acessível e barata de ser trabalhada. Alguns programas viabilizam a construção de maquetes eletrônicas com maior rapidez e praticidade, como as ferramentas de CAD e 3D Studio, por exemplo.
Nunca usou Maquetes Eletrônicas em seu projeto?

Comentários