Arquitetura Sustentável



A arquitetura é um dos setores que mais cresce, resistindo, inclusive, às crises econômicas. Isso acontece porque continua sendo necessário projetar casas, prédios empresariais, comerciais e outras construções, afinal, disso depende intimamente o desenvolvimento das cidades, estados e países. E é por isso que quem resolve ser arquiteto precisa sempre se atualizar em relação às tendências e tecnologias mais modernas.
Falando em tendência, a consciência ambiental está entre os grandes focos da sociedade moderna. Percebendo que os recursos naturais estão cada vez mais escassos pelo uso inconsciente, e que a poluição já está afetando a qualidade de vida no planeta, os governos de diversos países (assim como empresas privadas), estão buscando alternativas para que permitam um desenvolvimento sustentável.



No caso, um dos elementos da arquitetura sustentável são as maquetes eletrônicas, que geram uma grande economia de materiais. As maquetes mais tradicionais precisavam de materiais como o papel, por exemplo, que para ser obtido, exige o desmatamento. Isso não acontece com as maquetes construídas no plano digital, o que já ajuda na preservação das matas, sendo, portanto, uma alternativa para fazer com que as atividades dos arquitetos sejam ecologicamente mais corretas.
Os benefícios da maquete eletrônica ultrapassam o plano ambiental, afinal, com toda a tecnologia disponível nas plataformas digitais, é possível desenvolver maquetes muito mais interativas, que proporcionem noções melhores de como será a construção real. O arquiteto também pode atribuir mais detalhes à sua obra, fazendo com que ela fique mais fiel ao projeto que deve ser erguido na realidade física.
A visualização das maquetes eletrônicas também é muito superior quando comparada aos projetos feitos com papel. Ou seja, a questão da arquitetura sustentável, nesse sentido, permite que se tenha um cuidado maior com a natureza, a fim de evitar que se acabe com os recursos dela e, ao mesmo tempo, permitir um trabalho feito com muito mais precisão. É a união de dois pontos extremamente positivos e importantes.
E é por isso que quem pretende seguir com a arquitetura deve ficar de olho nas maquetes digitais, aprendendo a trabalhar com elas para conseguir se manter e se destacar nesse novo mercado.

Comentários